No próximo dia 24 de maio, às 8h30, a Câmara Municipal realizará uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Ribeirão-pretano ao general do Exército Guido Amim Naves, atual comandante Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo, capital. A homenagem foi requerida por meio de um Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Mesa Diretora, aprovado na Sessão Ordinária do último dia 27 de fevereiro. Após a cerimônia será inaugurada uma exposição com artigos militares que serão instalados em espaços da Câmara Municipal.
Nascido em 1962, o general Naves é natural de Franca, mas passou parte da infância e juventude em Ribeirão Preto, onde ainda possui familiares e amigos. Ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e foi declarado Aspirante a Oficial em 1983, concluindo assim a Academia Militar. É Bacharel em Ciências Militares pela AMAN, concluiu também mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) e doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), escolas nas quais também realizou os Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Comando e Estado-Maior e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, estes dois últimos na ECEME. É também especializado em Artilharia de Costa e Antiaérea, pela Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea; em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília; e MBA Executivo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No exterior realizou o Curso de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Reino da Espanha.
Ao longo da carreira militar desempenhou, entre outras, as funções de Instrutor na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambas sediadas na cidade do Rio de Janeiro-RJ; Oficial do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília-DF e Comandante do 14º Grupo de Artilharia de Campanha, em Pouso Alegre-MG.
Como Oficial General foi Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, em Guarujá-SP e Chefe do Gabinete do Estado-Maior do Exército, em Brasília-DF. Também chefiou o escritório de projetos estratégicos do Exército, no Estado-Maior do Exército em Brasília-DF e encabeçou um dos comandos conjuntos das Forças Armadas, o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), em Brasília-DF; e foi Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, em Brasília-DF.
No Exterior, trabalhou como Assessor do Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), nos EUA, e como Observador Militar da Força Multinacional da ONU para o desarmamento de Moçambique. Possui 33 condecorações nacionais e estrangeiras. Em 17 de abril de 2023, assumiu o Comando Militar do Sudeste (CMSE).
Texto: Assessoria de Comunicação/Fotos: Thaisa Coroado e Site do CMSE